18 de junho de 2015

Charanga, a primeira torcida do Brasil e que ditou moda!


>







https://charangadoflamengo.files.wordpress.com/2011/02/header_charanga2.jpg


Segundo o Wikipédia, a ideia de levar um grupo musical para dentro de um estádio ocorreu na véspera da partida decisiva do Campeonato Carioca de 1942. Jaime chegou cedo ao estádio da rua Álvaro Chaves para a disputa contra o Fluminense em companhia de cerca de quinze músicos, portando um trombone, dois clarins e mais dez instrumentos rítmicos.

Eles tocavam animadamente. Porém, desafinados e foi assim que o nome surgiu, depois de uma crítica de Ary Barroso, que comentou: "isso não é uma torcida é uma charanga..." e assim o apelido pegou, nascendo assim a PRIMEIRA torcida organizada do Brasil

A Charanga Rubro-Negra contribuiu para a modificação do comportamento dos torcedores nos estádios de futebol. Foi depois da Charanga que marchinhas de carnaval passaram a ser tocadas durante os jogos, intercalando os solenes hinos dos clubes. Foi também por causa da Charanga que as camisas dos times, até então de uso exclusivo dos atletas, passaram a vestir os torcedores.

Até os anos 1940, a roupa dos espectadores de futebol não se distinguia da vestimenta das elegantes plateias de teatro, cinema e ópera, o habitual terno com gravata. Com a charanga e a produção artesanal de camisas do Flamengo, as pessoas passaram a ir aos estádios com os os uniformes de seus times começam a se destacar nos estádios.



A mais antiga torcida organizada do Brasil ainda prestigia
o Flamengo no Maracanã, sua casa.

Com ajuda daqui

Espero que você tenha gostado desse texto.
Segue no Instagram!
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Telegram.
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Whatsapp.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sempre, com educação. Se você é do Twitter, do Facebook ou de outra rede social, deixe o seu contato para que eu possa agradecer.
Ah, não esqueça nunca: UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!

Postagens mais visitadas

Todos os posts deste blog