9 de junho de 2015

4 motivos para não comparar a preparação do Flamengo com a da Europa


>




http://www.falandodeflamengo.com.br/wp-content/uploads/2015/04/oie_27171426zwJEkV2N.jpg

Não gosto de falar sobre preparação física e recuperação de atletas aqui no Primeiro Penta. Apesar de ser área de atuação profissional, esse blog é para falar do Flamengo como torcedora e procuro manter essa linha. Porém, como há muitos questionamentos em cima da preparação física do Flamengo principalmente por ter adotado treinamento em um período, acho que cabe uns esclarecimentos, principalmente para quem relaciona a preparação física que é praticada no futebol europeu.

Claro que a opinião dada é feita em aspectos gerais e vou dar quatro motivos que acredito que é um erro comparar qualquer tipo de preparação fisica realizada aqui com time europeu.

- Pré temporada.

O tempo de pré temporada praticado na Europa e no Brasil são diferentes. Logo, sendo diferentes, as caratsterísticas trabalhadas nesse período são diferentes. Logo....

- Estilo de jogo

A forma como se joga futebol da Europa é diferente do que se joga no Brasil. Logo, qualidades físicas no futebol de lá são diferentes das utilizadas do que no futebol daqui. Como eu usarei o mesmo tipo/tempo/forma de treinamento se as características são diferentes?

- Característica do time

Será que um Gabriel, do Flamengo, precisa treinar a mesma coisa que o Messi? Será que as necessidades de treino do Flamengo, enquanto time, são as mesmas do Barcelona? Então por que se cita o tipo de treino no Barcelona para comparar com o que o Flamengo faz? Nesse caso, um modelo vitorioso não basta.

- Clima

O tempo, o sol, a chuva, a neve, o calor é um fator determinante para o desempenho físico de qualquer atleta, inclusive para jogador de futebol que joga ao ar livre. As condições de clima que os jogadores europeus enfrentam são iguais que os jogadores do Flamengo enfrentam?  Os jogadores do Barcelona jogam num sol de 40º, num jogo as 16h, no nordeste brasileiro ou no Rio e Janeiro? Ou jogam mais a noite, sem tanto calor?  Como querer usar como exemplo um treinamento ue não serve para o que eu tenho?

Eu poderia falar das diferenças de estruturas do time, da alimentação, a diferença de disciplina dos jogadores, da cultura, do tesão... Mas não compara o que é feito na Europa com o que é feito aqui. O Barcelona, a Juventus, o  Real Madrid acharam o caminho para a preparação física de acordo com a necessidade que eles tem.  A nossa necessidade é MUITO diferente.

Dizer que o Flamengo pode treinar uma vez só ao dia porque é o que se faz na Europa é  raso, é pobre. É ignorar um monte de diferenças que implica diretamente na forma de trabalho.

Podem acreditar que a ciência envolvida na preparação física n Brasil é o que se tem de melhor no mundo, exportamos profissionais. Cada preparador físico tem a sua metodologia e acredito que essa metodologia que está sendo aplicada no Flamengo tenha o seu efeito, claro. Porém, a pergunta que fica é: será que essa metodologia é a mais adequada para o Flamengo de hoje com deficiência técnica e tática, vindo de troca de treinador?  É a nossa necessidade?

Saudações!
Espero que você tenha gostado desse texto.
Segue no Instagram!
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Telegram.
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Whatsapp.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sempre, com educação. Se você é do Twitter, do Facebook ou de outra rede social, deixe o seu contato para que eu possa agradecer.
Ah, não esqueça nunca: UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!

Postagens mais visitadas

Todos os posts deste blog