30 de janeiro de 2012

Qual o melhor esquema tático para o Flamengo?


>




Nesse ínicio de ano, em que jogadores são trocados, vendidos ou comprados, o time acaba mudando. Há alguns anos o Flamengo adota a política de mexer pouco no elenco do ano anterior, fazendo contratações pontuais.

Para discutir qual o melhor esquema que deve ser usado pelo Mengão, terei a ajuda do César que vai explicar, em um mini-especial com 2 posts (o outro vai ao ar amanhã), como era o nosso esquema o ano passado e dará três sugestões para o esquema desse ano.

Preparados?

"E aí, galerinha, beleza?

Comigo estaria sim, caso não estivéssemos vendo um Flamengo (titular) lento e burocrático em campo assim como vimos praticamente todo o segundo semestre do ano passado. Não sou nenhum grande técnico, muito menos um super conhecedor de futebol, e até acredito que nem precisa de tanto para perceber que esse Flamengo só será campeão da Libertadores na base da ‘cagada’. Por isso, estive pensando em algumas alternativas de estilo de jogo, formação e esquema tático que fariam nossos olhos brilhar, assim como fazem os jogos da equipe chamada “Flamengo B”.

Primeiro, o esquema que o Luxa usou por praticamente todo o ano de 2011.




A formação é um 4-3-3 básico com 3 volantes e 3 atacantes, quase como um certo Barça que ouvi falar por aí.

No Fla, Ronaldinho ficava pela ponta esquerda, trazendo sempre pro meio, levando pro pé direito pra chutar. O mesmo acontece com o Thiago pelo lado inverso, porém ele tinha mais uma função: a de armar o jogo pelo meio, já que fica um certo “espaço em branco” na região. Willians faria o apoio ao Léo pela direita, mas também voltava pra marcar, e Renato apoiava o Jr. César do lado oposto. Já Airton ficava recuado, mais como um cão de guarda à frente dos zagueiros.

Confesso que gosto da formação, mas talvez o maior problema dela tenha sido a escolha dos jogadores e a falha individual de muitos deles. Ronaldinho pela ponta esquerda até faria um bom trabalho, caso não tivesse que preencher o espaço vazio que sobra quando ele ataca, já que Renato não volta pra fazer a cobertura daquele lado. Willians e Renato viveram uma longa má fase e não conseguiam fazer o apoio aos laterais como planejado e o jogo acabava ficando preso naquela meiuca com os 3 volantes e o Thiago que saía da posição e completava o meio-campo. Além disso, tínhamos uma zaga que simplesmente não dava pra confiar."

Amanhã tem as três sugestões que o César propõe para o Flamengo de 2012. Use o campo de comentários para dar a sua opinião!


César C. B. Terceiro

César C. B. Terceiro -@Cesar_cb3


Espero que você tenha gostado desse texto.
Segue no Instagram!
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Telegram.
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Whatsapp.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sempre, com educação. Se você é do Twitter, do Facebook ou de outra rede social, deixe o seu contato para que eu possa agradecer.
Ah, não esqueça nunca: UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!

Postagens mais visitadas

Todos os posts deste blog