1 de agosto de 2014

Se eles não tem culpa da dívida do Flamengo, quem tem?


>




http://incommunseries.com/wp-content/uploads/2010/05/interroga%C3%A7%C3%A3o.jpg

O lançamento de dois programas da torcida para ajudar financeiramente o Flamengo de forma direta movimentos a mulambada por um futuro melhor. Futuro melhor do que o presente que foi construído no passado. E, se por um lado o passado do Flamengo é feito de glórias e títulos, ele foi construído em cima de dívidas em todas as esferas e é, por causa dessas dividas que rubro-negros se uniram para fazer m Flamengo melhor.

Um Flamengo melhor passa, efetivamente, por um Flamengo limpo, não devedor, seja de impostos, seja de dividas trabalhistas e outras. Essas dívidas, que podem engessar um clube (vide exemplo do Botafogo), devem ser pagas fielmente, assim como eu pago as dívidas que eu contraio e você também paga.

Mas, no Flamengo, quem contrai dívida não paga. Como a lei que pune o dirigente que contrai dívida para o clube não exista desde sempre, o Flamengo passou anos contraindo dívidas sem que ninguém seja responsabilizado. Assim, de presidente para presidente, as dividas foram aumentando e chegou a incrível marca de mais de R$ 700 milhões, em levantamento feito no início de 2013. São dívidas bancárias, trabalhistas, tribuitárias... Dívida que não acaba mais. E quem tem culpa nisso, a torcida?

Entendo que a política interna do clube seja importante, mas não dá para, uma vez questionado, colocar a culpa só na legislação brasileira pela não punição dos ex-presidentes do Flamengo na dívida atual do clube. Não dá para ignorar as engenharias financeiras, as ações de marketing que nunca saíram do papel e as inúmeras parcelas pagas anos depois com juros acrescidos para ex-jogadores, ex-técnicos e etc. Como pedir confiança do torcedor e ter uma ideia dessa?  Se o povo que passou pelo Flamengo não tem culpa, quem tem?

E é por causa dessa visão, meio que de tampar o sol com a peneira pensando na politicagem, que muitos rubro-negros não vão aderir aos programas de ajuda que estão sendo lançados. O pensamento, que não está errado e é endossado pelas declarações do presidente do Flamengo, é o de não premiar os ex-presidentes. Se eles, que foram também foram responsáveis pelas dívidas não são punidos, por que eu tenho que aderir e pagar as contas deles?

Sigo com sensação do mais do mesmo, de que a boa fé pode até ajudar o Flamengo, mas que vai premiar uma cambada que nem voz no clube deveria ter. Mas tem.

Saudações!

Espero que você tenha gostado desse texto.
Segue no Instagram!
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Telegram.
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Whatsapp.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sempre, com educação. Se você é do Twitter, do Facebook ou de outra rede social, deixe o seu contato para que eu possa agradecer.
Ah, não esqueça nunca: UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!

Postagens mais visitadas

Todos os posts deste blog