26 de junho de 2013

Sugestões para as Redes Sociais do Flamengo


>




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMrbxL_2N8_6x4mbmb8A9T6QUuLpOFqkk4b2HRYZR-AyuXXSw7vax5TBkeytm2hz-Hr3x0mwA6beH9-tniwocXHIltF676-p94MJ6CzMMFntItkWX0umlvASR0HjKgLDxriFs0j1SMtEA/s400/redes-sociais-logo-imagem-wallpaper-facebook-orkut-google+-twitter-youtube-techsempre.com.jpg

Li ontem que o Flamengo fechou uma parceria para administrar os seus fãs em Redes Sociais com uma empresa multinacional. Não sei o quanto isso é verdade e nem qual é a abrangência disso, mas é bacana o marketing do Flamengo se preocupar em saber quem são esses torcedores que estão prontos a interagir com o clube a qualquer momento, seja em que Rede Social for.

E se tem uma coisa que a gente nota a diferença entre a antiga administração e a atual é a parte "online" que o Flamengo apresenta. Houve mudanças no design do site, na atuação em Redes Sociais, nas postagens e coisas que o torcedor gostava, estava se acostumando a ver e simplesmente cessaram. 

Embora tenha muita gente que fale mal do novo design do site oficial, não vejo nada de mais. É bem capaz de ter mudado estrutura para facilitar o trabalho da nova equipe ou para identificar esse novo trabalho. Acho isso mais que normal, mas não sou uma especialista para falar do assunto.

O site

Um site pode ser feito com notícias, fotos e videos. Até as próprias Redes Sociais se dividem assim.  Mas vejo que há algumas coisas que podem ser potencializadas no site do Flamengo. Na página inicial (que hoje tem de um lado o link pro Cadastro Rubro Negro e do outro Nação Rubro Negra), as redes sociais que estão em destaque são o Twitter, Facebook e Youtube. E quando você entra no site, as redes sociais são Twitter, Facebook e Instagram (que não é utilizado desde o dia 14 de Janeiro). Não sei se isso é uma estratégia, mas manter uma Rede Sociail que não é usada há mais de 5 meses?  Além disso, retiraram as versões em idiomas que existiam. Para quem quer ser TOP 5 adidas, não ter uma página em Inglês, pelo menos, é um tiro no pe.

As notícias, abrangendo todos os esportes poderiam ter mais volumes, principalmente em esportes que não sai na "grande midia". Manter informação no site oficial como Remo, Basquete, Ginástica, Futsal entre outros amenta não só o interesse nesses esportes como mostra pro associado/torcedor que o Flamengo não é só futebol. E que quem quiser investir, pode ter a certeza do interesse do torcedor do Flamengo em outros esportes. Por que não?

A galeria de fotos, que é de excelente qualidade, poderia rentabilizar para o próprio site (não sei se não tem o interesse nisso!). Uma diagramação em que cada foto abrisse uma página e abaixo tivesse descrição com nome de jogadores e um banner, seja de venda de material do Flamengo ou outros serviços (como o próprio sócio torcedor), não deve ser difícil de fazer.  Mesma coisa poderia se fazer com uma galeria de videos, que poderia conter muito mais material. O site oficial poderia se associar com rubro negros que são feras nisso como o Marcelo Espíndola, Bruno Lucena e Marcelo Barreto. Eles tem um material maravilhoso que pode ser muito bem utilizado pelo clube no seu site oficial, inclusive com reportagens antigas enaltecendo o Mengão.

A divulgação de links em alguns veículos pode ser de grande valia para maior propagação de noticias sobre o Flamengo.

O orkut

Você sabia que a comunidade Oficial do Flamengo no Orkut tem um pouco mais de 12 mil pessoas? Sei bem que o Orkut não é a Rede Social mais acessada e que tem muita gente que não o acessa mais. Porém, muita gente migrou do Orut para o Google +. Procurei no site e não achei a comunidade do Flamengo no Google+. Isso significa que, se para o Orkut o Flamengo chegou atrasado (se tivesse chegado no auge, teria só 12 mil usuários?), imagina para o Google+ (só para dar um exemplo de timing em Rede Social, o Barcelona ativou uma conta oficial em português depois da contratação do Neymar para fãs do atleta e do clube).

Instagram

A conta oficial no clube não posta uma foto desde 14 de janeiro de 2013. Muitos torcedores, que se acostumaram a ver os bastidores do clube, perderam essa oportunidade depois que as atualizações acabaram. Instagram é uma das Redes Sociais mais utilizadas do momento, em que cada dia sobre o número de usuários.

O Flamengo tem quase 10 mil seguidores, que é um público bem específico. Quem utiliza pode ter algumas características que permite a segmentação de produtos do próopro Flamengo. Não é qualquer pessoa que tem um instagram. 

Uma coisa que interessa muito ao torcedor são os bastidores, principalmente antes e depois dos jogos.

Está na hora do Flamengo começar a lucrar com isso.

Youtube

Tirando a TV FLA, que é um programa feito com a parceira com o Esporte Interativo, o canal oficial do Flamengo não produz mais vídeos. A última estrevista coletiva que teve, por exemplo, foi dia 04/06/2013. De lá para cá, só a TV FLA, videos extraídos da TVFLA. 

O canal do Flamengo poderia ser turbinado com vídeos dos bastidores de jogos e treinos, como é o ambiente no ônibus em chegadas nos jogos, entrevistas exclusivas, como funciona o clube, treinos de esportes "amadores". Além disso, poderia-se criar as listas de reproduções com nomes de grandes ídolos, golaços, finais vencidas com videos espalhados pelo Youtube. Tirando o canal do Marcelo Espindola, que foi deletado pelo mesmo, o Bruno e o Marcelo são ótimos exemplos do farto material que podem ser utilizados. E o melhor: vai gerar visitas para o canal do Mengão.

Outra idéia no Youtube é, no aniversário do ídolo, o próprio clube faz um video especial agradecendo e colocando no Youtube na noite anterior. Difícil não ter rubro negro para compartilhar em Redes Sociais no dia seguinte. E quem ganha?

Twitter .

Talvez esse seja o veículo que mais acesso do que estou falando aqui. Mais  informações do Flamengo em dia de jogos (escalação, narração do próprio jogo, informações de bastidores e/ou do estádio dentre outros assuntos que podem ser abordados), promoções específicas para quem segue o perfil, curiosidades sobre a história do Flamengo fornecendo links da Flapédia (excelente para o pessoal mais novo), divulgação de datas importantes (pela manhã, para provocar discussão), informações sobre competições dos esportes olimpicos/amadores do Flamengo, incluindo jogos, resultados e características das equipes (isso pode ser incluído, inclusive no site) são algumas coisas que podem melhorar a comunicação com o torcedor.

Acho pouco para um clube como o Flamengo o perfil ser atualizado com links da página (muitas vezes feito pelo twitterfeed) ou mensagens sobre o sócio torcedor.

Facebook

O Facebook é a Rede Social mais numerosa e, parece, que recebe maior preocupação do clube. Tirando a vez que editaram foto tirando o patrocinador do HEXA e dos jogadores do Grêmio na comemoração do Angelim, a publicação de conteúdo original sempre é bem-vinda em qualquer Rede Social. Que tal pedir jogadores para gravar vídeo para galera curtir a página? Ou fazer parceiras com páginas oficiais dos jogadores?


Escrevi muito, né? Porém são algumas coisas que, na minha visão, podem ser feitas em Redes Sociais para integrar cada vez mais rubro negros. Alcançando cada vez mais rubro negros, pode-se reverter isso em grana para o clube, sem necessariamente, ficar insistindo apenas em Sócio Torcedor. São caminhos a seguir e acho que com essa parceria que foi o que me motivou a escrever sobre o assunto, o Flamengo só tem a crescer.

Rubro negros, unidos, jamais serão vencidos.

E você? Qual a sugestão que daria para desenvolver ainda mais as Redes Sociais do Flamengo?

Espero que você tenha gostado desse texto.
Segue no Instagram!
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Telegram.
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Whatsapp.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sempre, com educação. Se você é do Twitter, do Facebook ou de outra rede social, deixe o seu contato para que eu possa agradecer.
Ah, não esqueça nunca: UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!

Postagens mais visitadas

Todos os posts deste blog