5 de setembro de 2011

3 motivos para a derrota do Flamengo contra o Bahia


>






Não acredito em jogador insubstituível. Não acho que, em um jogo como o de ontem, "o cara" do Flamengo teria feito a diferença. Se o Zico estivesse em campo ontem, com toda sua categoria e elegância, seria o típico domingo que perderíamos o jogo. Quer entender por que? Tenha paciência de ler tuuuudinho que eu explico.

É público e notório que a zaga do Flamengo está jogando desprotegida, independente do zagueiro que nela esteja. Como eles estão nivelados, por baixo ou por cima, depende da sua opinião, pode trocá-los que a impressão que temos do sistema defensivo é o mesmo. Por isso que pode-se criticar o Welinton por uma falha como foi a do Vaskin, mas não pode pedir a cabeça dele para sair do Flamengo. Por que não há zagueiro muito melhor que ele no elenco (e nem muito pior!). Por que a zaga do Flamengo passou jogos sem tomar gol e agora virou a mãe de times que devem fazer gol?  Falta PROTEÇÃO na entrada da defesa do Flamengo. No esquema que o Flamengo joga, com o Thiago Neves quase como terceiro atacante como o Ronaldinho e Deivid, tem de haver uma proteção, como se tivesse um terceiro zagueiro mesmo. O Airton tinha esse posicionamento. Por isso que o Flamengo não levava gol. Com a saída do Airton e com o Willians como primeiro homem de meio de campo, essa proteção foi por água abaixo. Willians flutua muito no campo, as vezes inclusive na lateral direita tentando ajudar Léo Moura (que é inoperante). Perdemos a sobra e nossos jogadores de defesa sempre chegam atrasados no combate. Temos a impressão que jogamos com um a menos.  Se não fosse o Renato Abreu estar bem como segundo homem de meio de campo, a desgraça poderia ser ainda maior.

O Campeonato Brasileiro é um campeonato longo. Já escrevi aqui sobre a importância da reposição no elenco. E o Flamengo está bem nesse quesito. Temos um time titular que está entre os melhores do campeonato e um banco de reservas que supre esse time titular. Ou você acha que é qualquer time do Brasileirão que pode ter um Maldonado ou um Bottinelli no banco?  O grande problema é que os reservas do Flamengo estão em péssima fase. Ou sem condições de jogo. E os titulares estão em má fase mesmo.  Sendo assim, a manutenção dos titulares que estão jogando mal não pode ser feita porque os reservas não suprem essa necessidade. Ou você acha mesmo que o Galhardo tem condições de substituir o Léo Moura?

E ainda tem a parte de que a nossa zaga foi mal, muito mal ontem, individualmente falando. Os três gols que levamos foram RIDÍCULOS!  Pode acontecer uma defesa levar gol de escanteio e isso não tiro o mérito do adversário. Mas levar gols de escanteios com jogadores do adversário SOZINHOS no meio da área do Flamengo, não dá. É inadimissível. O segundo gol do Bahia, com o lateral saindo da intermediária tabelando e entrando na área do Flamengo para concluir para o gol é erro de posicionamento pra Juvenil. Mas aí, falta a proteção na cabeça de área que em momentos como esse funciona como cobertura de jogador que vem de trás, como veio lateral do Bahia.

Mas vamos as notas do nosso time no jogo de ontem e depois aos melhores e piores do jogo:






  • Renato Abreu vem tentando organizar o meio de campo do Flamengo como um leão. Gosto do Renato quando ele não aparece. Ele é mais eficiente. Impressionante como está correndo.
  • Uma pena que o Felipe não tenha saído em nenhuma bola que originou os gols do Bahia. Mas com defesas importantes, merece os elogios que essa coluna se propõe a dar. 
  • Quem dera que tivéssemos o equilibrío nas laterias de outrora. Junior Cesar deu a lateral esquerda o equilibro entre ataque e defesa necessário para que não haja grandes falhas por aquele setor. Não tenho esses dados, mas acredito que mais de 80% dos gols do Flamengo saiam pelo lado direito da defesa do Flamengo.



  • Está na hora do Léo Moura parar para se condicionar e avaliar se ele ainda quer jogar futebol.
  • E o Gustavo não é uma Brastemp. Deu um escanteio bobo, que resultou no primeiro gol do Bahia, além da defesa não conseguir parar o ataque do Bahia que resultou em dois gols de bola cruzada na área. 
  • Dar entrevista depois do jogo, com cabeça quente, deveria ser proibido. O que foi Ronaldo Angelim pedindo Welinton depois do jogo. Não sei se foi desespero, nervosismo,  inocência ou tudo junto. Não dá pra dar uma declaração dessa. São todos profissionais, caralho!
  • Ó.... Jael só nos 20 minutos finais de cada jogo, por favor. Se ele corresse e procurasse jogo como o Deivid faz, o jogo ontem poderia ter tido um resultado diferente.
  • Vou acender uma vela pro santo que protege o futebol do Thiago Neves. Vai ver que assim o rapaz volta a jogar pelo menos na média. Nao precisa ser um Ronaldinho Gaucho, mas tem que ser sempre o Bottinelli?
  • E não é o que um agentino sem sangue veio parar no Flamengo? Qual é a do Bottinelli? 

    Nosso próximo jogo é contra o Corinthians. Jogo de 6 pontos. Se tem gente que achava importante ganhar do Bahia, qual será a definição para esse jogo contra o Corinthians?  Mas eu estou confiante. Estaria muito mais preocupada se o técnico do Flamengo não estivesse vendo o que está acontecendo e se os jogadores não estivesse se importando.

    Falamos sobre isso no #Lulucast 37. Falamos sobre o jogo contra o Bahia e nossa confiança para o jogo contra o Corinthians. Escuta aqui!

    Mesmo coma derrota de ontem, contínuamos a 4 pontos do líder. A rodada nos favoreceu. Então, continuarei com o meu mantra "Eu já vi o Flamengo ganhar. Eu já vi o Flamengo perder. Mas eu nunca, na minha vida e na história, vi o Flamengo desistir".

    Vamos pra cima deles, Mengoooo!

    Espero que você tenha gostado desse texto.
    Segue no Instagram!
    Entre no Grupo sobre o Flamengo no Telegram.
    Entre no Grupo sobre o Flamengo no Whatsapp.



    Um comentário:

    1. Concordo com quase tudo Dani... mas sempre achei que o Mengo tinha um ótimo time titular mas que não tinha elenco e isso está sendo a principal razão dessa queda de rendimento.

      Banco ontem (e maioria dos jogos) do rubro-negro: Paulo Victor, Welinton, Luiz Philipe, Fierro, Negueba, Rodrigo Alvim e Diego Maurício. Quando não temos Galhardo e Bottineli.

      Flamengo tem que rever suas apostas em sulamericanos, contratar só jogadores rodados e certeza de retorno. Bottinelli e Fierro são ridiculos!

      Alvim não é nem terceiro reserva!

      Os meninos não sacrifico: Negueba, Galhardo, Muralha e todos os outros que compõem o elenco, são garotos e estão adquirindo experiencia não vão entrar e resolver.

      Flamengo tem um ótimo time titular no papel, problema é que alguns estão em péssima fase e os reservas não dão conta!

      bjo Danizita

      ResponderExcluir

    Comente, sempre, com educação. Se você é do Twitter, do Facebook ou de outra rede social, deixe o seu contato para que eu possa agradecer.
    Ah, não esqueça nunca: UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!

    Postagens mais visitadas

    Todos os posts deste blog