11 de janeiro de 2016

Parece um sonho, mas é o Flamengo


>





Resultado de imagem para centro medico do flamengo

Tenho acompanho mais de longe do que eu gostaria, é verdade a pré-temporada do Flamengo em 2016. Mas o que ando lendo sobre esse inicio em termos de treinamento e mensuração de desempenho para a temporada tem me feito sorrir. Parece um sonho que todo esse aparato esteja no Flamengo, mas é verdade.

Em meados do ano passado quando coloquei no Twitter uma matéria falando sobre medicina no esporte, comentando que queria aquilo no Flamengo,  uma arroba me respondeu: está perto de acontecer. Acreditei porque a pessoa que falou está longe de ser fanfarrão mas lembro que pensei: ah, que bom seria.

Toda a avaliação física/médica/funcional dos jogadores do Flamengo nessa pré-temporada está sendo feita através de uma metodologia campeã. Para quem trabalha com o esporte sabe que trabalhar com protocolos bem definidos, metodologias vencedoras é uma parte do caminho andado para ter bons resultados.

A tendência é que atletas se lesionem menos, consigam ter um melhor rendimento em campo, tanto em jogos, como em treinamentos. Ficará mais fácil para o médico/fisioterapeuta/preparador físico lidar com algum problema do jogador. A recuperação de quem se lesionar vai ser mais rápida.

O Flamengo investiu pesado. Esse tipo de equipamento, para mensuração incluindo a parte genética do atleta, está longe de ser barata. Está longe de muitos clubes profissionais. Mas está perto do que há de melhor no futebol mundial. Sabe o treinamento que ajudou a Alemanha a ser campeã mundial mesmo jogando em temperaturas que  ninguém acreditou que ela teria bom desempenho?  Sabe o tipo de treinamento que atletas usam em esportes individuais para serem imbatíveis? Está ali, no Flamengo, o que era um sonho, tornou-se realidade.

Precisa de muito trabalho. MUITO. Fazer essas avaliações, analisar cada jogador e traçar uma preparação individualizada sem esquecer que o futebol é um esporte coletivo passa a ser um grande desafio.  Mas o Flamengo tem profissionais que tem a competência para colocar isso dentro de campo e fazer a gente, torcedores disso tudo, ter muitas alegrias nesse ano. Agora é transformar todo esse avanço em vitórias!

Vamos Flamengo!

Espero que você tenha gostado desse texto.
Segue no Instagram!
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Telegram.
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Whatsapp.



4 comentários:

  1. Só não da para manter Wallace, MA e Sheik e achar q a medicina vai entrar em campo e salvar o jogo......

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de saber...se esses aparelho.. tem como dizer...quanto tempo um jogador igual ao Sheik...pode render em alto nível....?????????

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Comente, sempre, com educação. Se você é do Twitter, do Facebook ou de outra rede social, deixe o seu contato para que eu possa agradecer.
Ah, não esqueça nunca: UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!

Postagens mais visitadas

Todos os posts deste blog