28 de dezembro de 2012

Renovação do Renato: um mal necessário?


>






Saiu a noticia da renovação do Renato Abreu, o Canelada, o Saci, o Renato Pelé ou o Black Sócrates. Longe de ser uma unanimidade na torcida, parece que a nova diretoria e o antigo treinador não tem duvidas quanto a importância do Renato para o Flamengo de 2013. Além do mais, pelo que parece, ele topou sem pestanejar muito uma redução salarial que foi de encontro com a nova política do Flamengo. Uniu o útil ao agradável.

Na teoria, a permanência do Renato parece a continuidade do velho Flamengo, do Flamengo da panela, do Flamengo que nós temos a esperança que não exista mais. Renato Abreu aparece, para muita gente, como paneleiro, manipulador, jogador sem ímpeto e sem compromisso (como esquecer aquele calcanhar que originou o gol do Corinthians no Engenhão no Brasileiro de 2012? Eu não esqueço!). Além disso, tem uma idade avançada, a posição que ele joga não é uma posição carente no elenco atual do Flamengo e não tem histórico de título no Flamengo.

Mas na prática...  Na prática, o resgate que a grande maioria quer para o Flamengo, tanto dentro quanto fora de campo, precisa de pessoas que saibam o que é ser Flamengo. Pessoas que saibam o que é vestir o vermelho e preto. Pessoas que saibam o que o Manto representam. Fora de campo, temos uma legião de pessoas bem intencionadas com amor pelo Mengão aflorando. Pessoas que sabem o que é um Flamengo de vitórias e de glórias. Mas e dentro do campo? Será que os garotos, que vem da base, estão preparados para esse resgate? Será que esse resgate vai vir de um jogador contratado em Janeiro? E acho que é nessa nuance que o Renato Abreu se encaixa! Conhece o Flamengo, sabe o que e o Manto e tem experiência o suficiente para ajudar nesse processo de resgate.

Renovaram o contrato do Renato por necessidade. Aliás, acostume-se: nada nessa gestão é por acaso.

Você tem todo o direito de reclamar, eu lamentei quando fiquei sabendo da renovação. Mas sabe aquele tipo de coisa que você engole seco, deixa passar porque tem uma coisa melhor lá na frente? Estou apostando nisso!


Espero que você tenha gostado desse texto.
Segue no Instagram!
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Telegram.
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Whatsapp.



3 comentários:

  1. Só faltou uma coisa: o contrato é de 1 ano... Parece ser uma coisa de "transição" mesmo...

    Ficaria mais cabreiro se o Léo Moura renovasse, esse sim ME PARECE ser um sinal do atraso do Flamengo, das falsas notícias, dos vazamentos para a imprensa (com i minúsculo mesmo)...

    O Renato, não. Além de ser um jogador, como poucos, que sabe se expressar - basta ver as entrevistas dele.

    Abs
    @Cristiano_77

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Cristiano, sobre a renovação apenas por um ano. Creio que ele não deverá ficar como titular o ano inteiro, e espero por isso. Pois se já deu muitas alegrias, hoje em dia dá alegrias aos adversários mais do que ao flamengo.
    Concordo mais ainda sobre o Leo Moura, o tempo dele já passou há uns 3 anos (2009 foi o "canto do cisne"). Ele ainda teima em não aceitar a renovação por um ano e a redução salarial. Por mim, deixa ele ir pro Góias.

    ResponderExcluir
  3. Pois bem, vai brigar por vaga como qualquer outro, inclusive com os garotos que acabaram de subir. Se merecer a titularidade, joga! Se não, contente-se em ser um bom(?) reserva, e não dê chiliques, a casa não aceita mais esse tipo de comportamento.

    ResponderExcluir

Comente, sempre, com educação. Se você é do Twitter, do Facebook ou de outra rede social, deixe o seu contato para que eu possa agradecer.
Ah, não esqueça nunca: UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!

Postagens mais visitadas

Todos os posts deste blog