20 de janeiro de 2014

O trote, o bom senso e o furo de reportagem


>




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhID1z9t7CYr21mi_EvEKuWcG_RDuDGOZbRn4sVsrHyWzqxE4Wco0GS9jm4L4aYPahIm5NlqrRCIbibkt6_XgnJDejS9v3bLKsINPKV_HjdeOOHDFFSy0qG_bzSbmNpw0vH2-yqNq4ffF8/s1600/trote+02.jpg

A tarde de sábado foi de risadas para muitos rubro-negros. E não estou me referindo os tropeços dos rivais cariocas na primeira rodada do Campeonato Estadual. Estou me referindo a inacreditável barrigada que o Lance deu sobre a venda do Elias e que o UOL embarcou. Logo após, o Lance apagou a matéria e lançou uma errata, com a descrição "Falsário se passa por pai e procurador do volante e aplica golpe em veículos de imprensa". O UOL reconheceu o erro primeiro, lançou a correção antes e não tirou a matéria original do ar.

Media preview

O Lance, assim como o UOL, serve como referência para a página de notícias do dia a dia do Flamengo aqui no Primeiro Penta, o Flamengo Notícias. Para quem tem uma página de noticias sobre um time, qualquer informação é motivo para um post e assim o site/blog vai ganhando views, as visualizações, que são o grande objetivo de grandes portais e páginas específicas sobre algum assunto. Qual é o dono e blog/site que não fica feliz ao ver que as visitações foram maiores do que o normal?  O problema é a forma que essas informações são colocadas para os leitores e como há interesse, geralmente, financeiro, muitas vezes a oportunidade de dar um furo e ganhar mais visitações acabam atropelando bom senso.

Negociação no Flamengo rende views. A curiosidade de saber informações em primeira mão faz o torcedor clicar em posts como se não houvesse amanha, independente se o site/blog é conhecido o ou não. E não é só views que gera. Gera seguidores e curtidas em Rede Social. Para não fugir da expressão da moda, agrega valor. Jornalista/Blogueiro/Torcedor que tem informações sobre contratação e/ou negociação nessa época do ano, ficam como se houvesse um holofote em cima deles.

O trote que passaram para a redação do Lance mostra o quanto a apuração de notícias é fraca. Foi um erro de avaliação e de apuração que escancara o que a velocidade é mais importante do que a verdade. E essa ânsia de velocidade arrebenta o bom jornalismo.  Sempre foi assim, sempre será.

O fanfarrão que passou o trote para a redação do Lance se passando pelo pai do Elias deve ter lavado a alma de muito torcedor que muitas vezes critica esses portais, mas não deixa de acessá-los. A apuração,  num mundo que qualquer um pode pubicar um "furo" a qualquer hora, tem mais valor do que a velocidade da informação. Simplesmente porque construir uma boa reputação demora algum tempo. Mas para arrebentá-la, basta um post.

Saudações!

Espero que você tenha gostado desse texto.
Segue no Instagram!
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Telegram.
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Whatsapp.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sempre, com educação. Se você é do Twitter, do Facebook ou de outra rede social, deixe o seu contato para que eu possa agradecer.
Ah, não esqueça nunca: UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!

Postagens mais visitadas

Todos os posts deste blog