11 de dezembro de 2013

A necessidade de se reforçar as laterais do Flamengo


>




http://www1.pictures.zimbio.com/gi/Flamengo+v+Atletico+Paranaense+Brazilian+Cup+5s0mnp-MVJll.jpg

Tido como ponto forte em muitas das conquistas recentes do Flamengo, principalmente no final da década passada, acredito que, junto com o jogador que vem para vestir a "10", as laterais, tanto a direita, quanto a esquerda, sejam os grandes "problemas" do elenco do Flamengo para a próxima temporada. É preciso reforçá-las.

Segundo o site oficial e o senso comum, o Flamengo tem quatro laterais: Léo Moura, Digão, André Santos e João Paulo. Eventualmente, há a presença de um junior para ajudar na composição de treinos e etc. Está bom para você? Para mim não está.

É grande a possibilidade do Léo Moura ser mais poupado em 2014 do que foi em 2013. No final do ano, com o Flamengo disputando duas competições de forma paralelea, o Léo, mesmo sendo destaque do time, era o primeiro da relação de poupados para os jogos. Se antes o Luiz Antonio era utilizado na lateral, (falei disso na época que ele deveria ser colocado na sua posição de origem) depois que ganhou a vaga de titular no meio de campo, o Digão foi escalado na posição do Léo Moura. E as atuações do garoto que veio da base foi aquém das expectativas. Lento, mesmo com um bom porte para ser lateral, não conseguiu desenvolver defender nem atacar com eficiência, com cruzamentos sendo quase nulos. Depender do Digão para partidas que o Léo não possa jogar é arriscar demais. É preciso peça para a reposição nessa posição.

A lateral-esquerda, com André Santos e João Paulo sofre com o mesmo problema, porém o João Paulo é um melhor substituto do que o Digão. E isso não significa muita coisa.  Em alguns jogos, o André Santos, que começou a sua atuação no Flamengo como meio de campo, foi poupado e o João Paulo entrou no lugar. menos mal que João Paulo era titular antes do André ser colocado na lateral. Mas a eficiência do André Santos, principalmente em cruzamentos ofensivos foi importante em alguns períodos do Flamengo. Pesa a favor do André ter 5 anos a menos que o Léo Moura. Porém, acho que a lateral esquerda precisa de um jogador com uma qualidade maior que o João Paulo, que marca muito mal.

Com um artilheiro como o Hernane, de área, as laterais do Flamengo não podem ser obsoletas. Quantos gols o Flamengo fez, principalmente nesse fim de ano, com bolas cruzadas na áreas?

Tão importante quanto o cara da 10 que não temos, a vinda de jogadores que possam somar as laterais do Flamengo só fortalecerá nosso elenco!

Espero que você tenha gostado desse texto.
Segue no Instagram!
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Telegram.
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Whatsapp.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sempre, com educação. Se você é do Twitter, do Facebook ou de outra rede social, deixe o seu contato para que eu possa agradecer.
Ah, não esqueça nunca: UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!

Postagens mais visitadas

Todos os posts deste blog