20 de setembro de 2013

O vilão e seus motivos


>




http://extra.globo.com/incoming/8688717-7b1-613/w640h360-PROP/mano-menezes-flamengo.jpg

Eu poderia "analisar" a demissão do Mano Menezes por vários aspectos, inclusive usando a mesma prerrogativa que usei quando Zico pediu demissão. Na ocasião, falei que ninguém abandona um barco sem um motivo. Zico não o fez e Mano também não o fez. Não faz parte da biografia de vencedor de segunda divisão do Mano ele abandonar um time em dificuldade. Desculpa quem o chama de covarde, mas  há mais coisa para se debater do que isso.

Ah, a culpa. Ser humano tem essa mania. Ontem já foi possível ler declaração do Pelaipe arrependido por ter colocando Cadu no Flamengo, logo após de um jogo horroroso no qual o jogador saiu MUITO vaiado. Torcedor está, até agora, mandando mensagem para o Mano Menezes em Rede Social, como se ele fosse ler alguma. E enquanto perde-se tempo tentando achar culpados, ele vai passando e os problemas não vão sendo solucionados.

O Mano fez um mal ao Flamengo que ainda não consigo mensurar. De repente, ele era o líder de uma companhia e uma das únicas pessoas que a maioria da torcida confiava. Ao deixar o time do Flamengo após uma derrota que faltou vergonha na cara de quem estava em campo, ele jogou os holofotes para uma coisa que está na cara e evidencia as péssimas atuações do time: a maioria dos jogadores que lá estão não tem a mínima condição de estar no Flamengo.

Se você é um dentista e não tem aqueles aparelhinhos barulhentos para mexer na boca do paciente, você começaria "um trabalho" na bola dele? Pois é, mesmo sem a matéria-prima ideal para executar o serviço oorreto, Mano aceitou o desafio de comandar o Flamengo com a promessa de reforços pontuais que enriqueceriam o elenco rubro-negro. Os reforços chegaram? Eu não considero um jogador que foi eleito a pior contratação do Arsenal um reforço.

Além dos reforços que não chegaram, está evidente (e já começa a pipocar noticias em sites esportivos) que há algo que não flui bem na diretoria do Flamengo. Mais que um VP de futebol que considera o Maracanã um campo neutro, um marketing que está mais preocupado em fazer propaganda de um tal de Fred Luz e qualificar torcedor por dinheiro dado ao clube, há um diretor de futebol que é limitado e não disse a que veio. Ou você já leu ou ouviu falar sobre algum projeto da base do Flamengo?  Você acha que o Mano não percebia isso?

Ainda sim, o Mano continuou. A forma como ele comemorou o gol do Luiz Antonio, não era coisa de um técnico que pediria demissão após o jogo se algo de muito sério tivesse acontecido. Acredito que a falta de reação do Flamengo não seja o principal motivo. Além de vergonha na cara, esse time precisa de pernas para correr e cabeça pra pensar. Além de preparo físico, precisa de preparo psicológico. Além de treinador, precisa URGENTEMENTE de uma injeção de ânimo que somente profissionais especializados podem dar.

Promessas não cumpridas, declarações infelizes, procedimentos inadequados com o torcedor fazem parte do Flamengo atual. Embora não seja culpa do Mano, não há como não concordar, mesmo que a primeira opinião, com quem o chama de covarde. Ao roer a corda, abandonando o barco e deixando o Flamengo de uma forma inesperada e inusitada, Mano Menezes se coloca na galeria de  vilões rubro-negros.

Galeria essa que, muito em breve, irá aumentar!

Espero que você tenha gostado desse texto.
Segue no Instagram!
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Telegram.
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Whatsapp.



Um comentário:

  1. ninguem e obrigado a ficar onde nao se sente bem, agora pelo menos um pingo de dignidade isso faltou ao mano, se ele teve problemas com a diretoria e com este elenco que ninguem merece tudo bem, mas tem a torcida que como voce bem falou confiava nele e nao nos jogadores e isso ele nao levou em conta, o minimo era ir a midia e expor o que estava acontecendo, saiu fugido como se estivesse devendo algo muitoestranho

    ResponderExcluir

Comente, sempre, com educação. Se você é do Twitter, do Facebook ou de outra rede social, deixe o seu contato para que eu possa agradecer.
Ah, não esqueça nunca: UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!

Postagens mais visitadas

Todos os posts deste blog