6 de janeiro de 2014

Destaques do 'Mexicanão' que poderiam vir para o Flamengo


>





Comecei a acompanhar o Campeonato Mexicano em 2011 quando eu morava nos Estados Unidos. Era mais fácil assistir o Tequilão do que o Brasileirão. De lá para cá tem sido cada vez mais fácil ficar informado do que acontece por lá por causa da Fox Sports, ESPN e, claro, da Roja Directa. O campeonato é muito interessante, muito divertido, com jogos geralmente são mais corridos, muito por conta da velocidade dos jogadores mas também porque os juízes não marcam qualquer falta. Taticamente, os times são muito bem montados ofensivamente, mas não tão bem na defesa. Além disso, a disputa da Liga MX se parece um pouco com o campeonato brasileiro porque todo ano se tem 7 ou 8 times que podem ser considerados favoritos para o título. 

Cada vez mais estrangeiros têm chegado para jogar a Liga e os clubes mexicanos tem sido mais bem sucedido do que os brasileiros em contratarem argentinos, chilenos, colombianos e equatorianos. 

A lista abaixo conta com os melhores jogadores que atuam por lá. Esses caras se encaixariam muito bem no Flamengo. Todos são jogadores de seleção e alguns deles estão cotados para jogarem nas ligas européias. São jogadores que chegariam na Gávea, seriam titulares do Flamengo e disputariam a bola de prata no fim do ano. Claro, podem argumentar que são caros, mas é pra isso que serve barganha e negociação.

MINAS DE OURO

http://www.abola.pt/img/fotos/fotosap/mexico/2013/carlospena5.jpg

CARLOS PEÑA


Esse mexicano de 23 anos que foi considerado o melhor meiocampista do Apertura 2013. Ele é apelidado de Gullit, pela semelhança física com o holandês e foi o grande destaque do surpreendente Léon que conquistou o título com duas vitórias inapeláveis contra o América na final. Peña sempre foi um jogador promissor e se beneficiou muito do fato de ter ido para o Léon quando o time ainda estava na segunda divisão, assim, pode desenvolver bem o seu futebol, adquirir confiança e se tornar, em 2013, o motor do time.

Aos 23 anos, ele é um ótimo investimento, dentro da filosofia da diretoria do Flamengo em contratar jovens jogadores. EL Gullit é responsável por fazer a ligação entre a defesa e o ataque do Léon, numa função bastante semelhante a do Elias, chegando bastante ao ataque e fazendo alguns gols. O Léon joga com um 4-4-2 clássico e o Gullit forma a linha de quatro do meio campo, ora pelo meio ora pela esquerda, de acordo com a necessidade. É comum vê-lo roubando bolas no meio e partindo em alta velocidade para o contra-ataque. O Flamengo se beneficiaria muito com a presença do Gullit porque ele é daqueles jogadores que aparentam estar em todas as partes do campo ao mesmo tempo. Ele pode fazer jogadar tanto com o Paulinho como com o Éverton, ou, em jogos mais difíceis, ajudar o Elias a fechar o meio. Embora habilidoso, o Gullit se destaca mesmo é nos passes que cortam a defesa adversária. Ele é muito hábil em trabalhar em pequenos espaços, dominando e passando rápido, criando boas chances de gol. El Gullit certamente estará na Copa de 2014. Recomendo assistirem o primeiro tempo da partida entre México x Panamá pelas eliminatórias. Um jogo tenso, com o Pananá entrando em campo com cinco jogadores no meio, fechando todos os espaços. O Gullit foi o cara que mais roubou bolas e mais criou chances de gols. Se ele não sair nessa janela de transferência do verão europeu, certamente irá depois (ou antes) da Copa.

RESUMO: Vai ser estrela na Premier League, é caro mas ainda é mais barato que o Paulinho e o Elias e vai render uma boa grana no futuro


http://farm3.static.flickr.com/2602/3893089217_183d661309_m.jpg

MIGUEL LAYUN

Mexicano de 25 anos, ambidestro, é o melhor lateral do futebol mexicano no momento. Jogador versátil que joga tanto de lateral-esquerdo como de lateral-direito. Também pode atuar como volante pelos lados fazendo parceria com os pontas (assim como o Luis Antonio).

Teve uma passagem curta pelo Atlanta na série A italiana (foi o primeiro jogador mexicano na história a jogar a primeira divisão italiana), mas logo retornou para o México, para atuar pelo América, onde começou muito cirticado pela torcida, mas com o passar do tempo se tornou um dos jogaores mais importantes do clube. Foi chamado para a seleção mexicana pela primeira vez em 2013, e virou presença constante nas listas do técnico Miguel Herrera para defendar a seleção. Layun é um lateral que ataca melhor do que defende. Ele é rápido e bom dirblador. Lembra um pouco o estilo do Sorin, de aparecer na frente para definir (Fez três gols no Apertura 2013, todos eles golaços) e do próprio Léo Moura, por correr os 90 minutos apoiando e defendendo. Layun deu uma entrevista dizendo que, embora cotado pra ir para a Europa, quer ficar no América pelo menos mais seis, por conta da Copa. Estima-se que seu passe custe algo em torno de 6 milhões de reais.

RESUMO: Versátil, rápido, corre o tempo todo e custa 1/3 do Mariano.
http://www.noticias-do-futebol.com/sites/default/files/imagecache/full_news_image/images/news/Jefferson%20Montero.jpg
JEFFERSON MONTERO

É um ponta esquerda equatoriano que joga pelo Monarcas Morelia. Ele é tido como contratação certa para a Premier League na janela de transferência que se abre agora em Janeiro. O Cardiff estaria interessado no jogador, mas seu nome já foi ligado ao Manchester United do seu conterrâneo Antonio Valencia, que inclusive tem feito um lobby para que os Devils contrate Montero. Montero é um ponta driblador e rápido. Ele tem 24 anos, 1.70m. Ele faria muito bem a função de ponta esquerda em parceria com o Paulino na ponta direita e os dois municiando o Brocador. Montero funcionaria bem trabalhando com o lateral-esquerdo ou com o volante que jogasse ali pela esquerda. Ele tem um estilo bastante semelhante ao Paulinho, parte pra cima, entorta os zagueiros, e seria uma ótimo opção de ataque. Especula-se que o Cardiff vai tentar tirá-lo do Monarcas Morelia com uma oferta de 3 milhôes de libras (11 milhões de reais).

RESUMO: Endiabrado ponta-esquerda que custa 1/3 do Bernard.


EFICIÊNCIA COMPROVADA

http://msalx.placar.abril.com.br/2013/08/20/1120/O6FLF/lucas-lobos-1381.jpeg?1377008540

LUCAS LOBOS

Sabem quantos jogadores são mais habilidosos do que o Lobos no Brasil, não chega a 10, se muito. No elenco do Flamengo? Tem o Pet. Opa, peraí. Lobos tem 32 anos, joga com a 16 mas é um típico camisa 10 argentino(de nascimento, mas mexicano naturalizado).

Antes de você começar a descartá-lo por causa da idade, quero informá-lo que Lobos tem muita habilidade na condução da bola e ótima visão de jogo. Mais importante, ele é inteligente, joga com a cabeça erguida e sabe antevê as jogads. Lobos cria muitas jogadas de gol, dá assistências e sabe finalizar bem. Pra completar o pacote camisa 10 argentino, ele é um ótimo batedor de faltas. Ano passado (no caso 2012) especulou-se que o Sabella iria convocá-lo para a seleção Argentina, o que acabou não acontencedo. Lobos então se naturalizou mexicano e foi convocado para jogar pelo México. Lucas Lobos recebe 400 mil reais mensais do Tigres e tem o passe avaliado em 10 milhões de reais e em três anos de México foi eleito o melhor jogador do campeonato duas vezes.  Não é barato, mas por já ter 32 anos, uma barganha é possível, o que faria seu passe ser mais barato do que um Montillo da vida, por exemplo.

RESUMO: Camisa 10 clássico, habilidoso, bom cobrador de falta e custa 1/2 Montillo ou 1/2 D'Alessandro.


http://trivela.uol.com.br/wp-content/uploads/2013/02/Pablo-Vel%C3%A1zquez-Libertad-e1360553055891.jpg

PABLO VELAZQUEZ

É um atacante paraguaio de 1.92m. Típico matador foi um dos mencionados na tradicional eleição do El País para melhor jogador do ano na América. Independente da eleição, Velazquez foi artilheiro do Mexicanão em 2013, com 13 gols em 19 jogos. Velazquez no Flamengo disputaria a posição com o Brocador.

Com 1.92m, ele é obviamente muito eficiente na bola área e tem uma presença forte na área e tendo um bom domínio de bola para fazer o pivô, o que seria ótimo nesse esquema do Flamengo em que vários jogadores chegam de trás pra finalizar. Especula-se que o Toluca pagou entre 2 e 3 milhões de dólares para contratar Velazquez do Libertad, valor que certamente está mais alto após a valorização do atacante.

RESUMO: Custa 1/2 Leandro Damião, mas faz mais gols do que ele.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_IxyLGqvRwak5HDzMGkV2yST_xOYgbm0kv5cYa3ZrZ32uvbNQ6HdQOuTaJtpw16_M5hwn5MI_OqF1RjV7lYSpc0Ao4z71iwAXcHHTKkv58nbsGu0eUO2xdxSpJAk8KHvOU-tnnS2UoLM/s1600/oribe-peralta-mexico-olimpiadas.jpg

ORIBE PERALTA

É o melhor atacante mexicano da atualidade. Foi eleito o jogador do ano da CONCACAF. Carrasco do Brasil na decisão de medalha de ouro das olímpiadas de Londres. Na seleção ele tem tido perfomances melhores do que as de Chicharito Hernane. Mesmo completando 30 anos em janeiro, alguns jornais especulam que ele ainda pode se transferir para a Europa.

Peralta já provou que é um artilheiro eficiente. Tudo isso vem com um precinho salgado: 12 milhões de reais, mas o Santos Laguna pode emprestá-lo por algum valor (bem) abaixo disso. Embora ele seja um artilheir nato (54 gols em 84 jogos pelo Santos Laguna), Peralta pode fazer a função que o Cadu faz ou fazer dupla de ataque com o Hernane, caso o Jayme de Almeida mude a formação do Flamengo. Peralta recebe 250 mil reais por mês no Santos Laguna e tem o seu passe avaliado em 10 milhões de reais.

RESUMO: Um Fred que não toma caipirinha e que não é chinelinho.


DUAS APOSTAS

http://kaktackle.co.za/wp/wp-content/uploads/2013/08/Joao-Rojas-Mendoza.jpg

JOAO ROJAS

Destro e habilidoso camisa 11 do Cruz Azul, que joga na ponta esquerda cortando pro meio ou partindo pra jogado de linha de fundo. Teve uma grande temporada de estréia pelo Cruz Azul, onde foi um dos destaques da fase regular do Apertura 2013. Já na Luguilla, a fase de mata-mata, afundou junto com o time e foi eliminado logo nas quartas de final. 

RESUMO: Tudo que a imprensa paulista queria que o Romarinho fosse. 

http://pt.touch.fifa.com/mm/Photo/Tournament/Competition/02/22/53/30/2225330_LARGE.jpg

LUIS MONTES

É o camisa 10 do campeão León, teve um bom desempenho na fase regular, levando o León (junto com Gullit, com o equatoriano Dario Burbano e com o faro de gol de Mauro Boselli) ao tranquilo terceiro lugar que garantiu Los Panzas Verdes na segunda fase. Mas Montes foi realmente decisivo na Luguilla, onde o Léon atropelou todo mundo, fazendo 7 a 3 no agregado contra o Morélia, 5 a 3 contra o Santos Laguna e 5 a 1 na final contra o América. Luis Montes é um dos nomes que provavelmente estarão na Copa de 2014.

O León o adquiriu por 1 milhão de euros, mas o jogador agora está extremamente valorizado, tendo sido especulado no Liverpool. Montes é meiocampista e pode jogar tanto na faixa central como na meia-direita ou mais avançado, logo atrás dos atacantes. Ele tem um ótimo chute de fora da área e é um típico jogador mexicano ligeirinho.

RESUMO: Um Conca pra quem não ganha mesada de cafetão rico.

E pra fechar, um nome polêmico:

http://trivela.uol.com.br/wp-content/uploads/2013/10/Rubens-Sambueza.jpg

RUBENS SAMBUEZA.

É, eu sei. Entendo. Vou apenas comentar que, jogando em sua posição orignal, que é meia de criação (ouviu Caio Junior?), Sambueza foi eleito o melhor jogador do campeonato mexicano. Também vou comentar que quando concentrado, o argentino é letal. O problema é que ele não é lá o jogador mais disciplinado que existe.

A real é que o Sambueza hoje é uma unanimidade quando perguntam "quem é o melhor jogador do campeonato Mexicano?", embora ele não tenha ido tão bem nas finais do Apertura.

RESUMO: Finge que é outro Sambueza, irmão gêmeo daquele que jogou no Flamengo.

Por Michel De Montecarlo
Twitter @framengo1895


Espero que você tenha gostado desse texto.
Segue no Instagram!
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Telegram.
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Whatsapp.



3 comentários:

Comente, sempre, com educação. Se você é do Twitter, do Facebook ou de outra rede social, deixe o seu contato para que eu possa agradecer.
Ah, não esqueça nunca: UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!

Postagens mais visitadas

Todos os posts deste blog