2 de outubro de 2013

A surrealidade do Estádio do Flamengo na Gávea


>




http://crflamengao.files.wordpress.com/2011/06/26948_news5.jpg

Fui a muitos jogos naquela arquibancada do Estádio da Gávea. Início da década de 90, jogo de campeonato às 15:30h porque só poderia jogar com iluminação natural e muita disposição. Contra times pequenos e vitória garantida, a diversão era certa. Com o tempo, esse hábito acabou porque não houveram mais jogos no Estádio.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfbnNubAK_CrtbcT1z4O_Fs6e6rrvTfZsWPJvRNUUJktCuhAk0JCfQ_cv9EqlxWHaVq7BG_Vw00CGC5Vxr9qC0BiewAcPxPpJ40roCiBSy71rvQi5dk8mABV3C9oeeCWcAD5Aoi47_2zg/s400/001-FlaGavea-anos1940.jpg

O ideal seria que o Flamengo tivesse o Estádio da Gávea para 20 mil pessoas e mandasse os jogos de maior apelo no Maracanã. Porém, isso é surreal. Não vai acontecer. Para quem conhece aquela região, imagina um jogo do Flamengo, com torcedores ao redor, loucura de flanelinhas, estacionamento, ambulantes, numa quarta feira as 19h?  O morador da região, paga IPTU caro, vai querer que a sua tranqulidade do domingo a tarde seja interrompido pela inserção de 15, 20 mil pessoas circulando pela região para um jogo de futebol?

Pois bem, eu dei apenas dois exemplos do porque eu acho surreal essa história de se construir estádio na Gávea. Graças a esse "sonho", Flamengo tem uma dívida que não sabe nem quanto deve, onde credor é o Consórcio Plaza e está abocanhando penhoras das rendas do Flamengo.

Alimentar o sonho do rubro negro de ter um estádio usando a Gávea para isso, falando de dívida do Governo porque um dia o Flamengo cedeu parte no clube para a construção de vias que facilitaram o transito na região chega a ser quase  maldade. A quem interessa essa volta a mídia toda hora? A quem interessa ter essa possibilidade aberta para fechar negócios com o Flamengo?

Flamengo poderia conseguir toda a aprovação necessária para a construção desse estádio. Mesmo. Poderia passar por cima de associação de moradores, criar estratégias para o trânsito na região... Ele teria apenas uma possibilidade: o Flamengo ser forte politicamente.

O Flamengo é forte politicamente? O Flamengo tem força em esfera municipal, estadual e quiça federal para enfrentar uma batalha em prol disso?

Flamengo não consegue nem construir um Centro de Treinamento para o futebol, num terreno que já é dele e não tem nenhum problema de trânsito, moradores e etc. Já foram feitas duas campanhas (e eu colaborei com as duas!) para arrecadação de dinheiro para construção dele e nada desse centro de treinamento sair. Querem que eu acredite que será construído um estádio que tem motivos para nem se iniciar? Hum rum, sentá lá!

Não acredito e acho que, cada vez que esse assunto vem à tona, é alguém querendo aparecer.  Flamengo quer um estádio de porte médio? Reforma o da Portuguesa, na Ilha. Estuda o que dá para fazer na Rua Bariri. Faz uma proposta por Moça Bonita.  Mas pára de enganar a torcida com estádio VIP com cadeira de plumas na Gávea. Isso não faz parte da história do Flamengo.

Enquanto houver essa fixação ilusória pela Gávea, o Flamengo deixa de olhar pro horizonte e prestar atenção em oportunidades melhores.

Saudações!



Espero que você tenha gostado desse texto.
Segue no Instagram!
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Telegram.
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Whatsapp.



3 comentários:

  1. o flamengo tem que fazer um estadio grande sim como a maioria dos grandes clubes do brasil tem ate o vice da gama tem entao o flamengo tanbem tem que ter

    ResponderExcluir
  2. Pra q uma grande nação sem um lugar só nosso?

    ResponderExcluir

Comente, sempre, com educação. Se você é do Twitter, do Facebook ou de outra rede social, deixe o seu contato para que eu possa agradecer.
Ah, não esqueça nunca: UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!

Postagens mais visitadas

Todos os posts deste blog