12 de agosto de 2020

O Flamengo não joga sozinho!


>







Quando o Flamengo fez força para que o campeonato carioca fosse jogado depois de paralisado por causa da pandemia, o argumento de muita gente que era contra foi que o Flamengo não jogava sozinho. Segundo estes, não adiantaria de nada o Flamengo ter um protocolo de prevenção do COVID-19 se os adversários tivessem jogadores contaminados. Como é uma doença que tem um grande risco de contágio, o argumento era válido. A não ser que o adversário  tivesse o mesmo cuidado que o Flamengo estava tendo. Assim surgiu o protocolo da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, que foi muito bom. O campeonato foi reiniciado sem força mas foi finalizado sem contágio entre os jogadores.

Quando a CBF decidiu reiniciar as atividades do futebol e datou para o início de agosto a primeira rodada do Brasileirão série A, campeonato que o Flamengo disputa, a minha confiança no protocolo que foi estabelecido da Federação do Rio com a ajuda do Flamengo e elogiado pela FIFA, entidade máxima do futebol mundial, era muito boa. Se cada etapa do protocolo que deu certo no Campeonato Carioca estivesse sendo seguida agora, a gente teria casos de times com jogadores afastados por COVID na véspera dos jogos?

Na primeira rodada, o São Paulo x Goiás foi adiado porque o Goiás teve vários jogadores testados positivos para COVID-19. Na segunda rodada, o adversário do Flamengo, o Atlético GO, teve 4 jogadores testados positivos. A CBF permitiu que esses jogadores estivessem à disposição do timo no jogo contra o Flamengo. O Atlético GO afirma que eles estão em reta final de contaminação, já cumpriram o protocolo de quarentena e "não têm mais o potencial de transmissão da doença". O Presidente da Comissão Médica da CBF afirma que não há risco.

Não vou bater de frente com gente tão especializada no assunto. Inclusive a CBF alterou seu protocolo médico e passou a testar todos os jogadores inscritos no campeonato (até o limite de 40 por time) e não apenas 23, como anteriormente. Também liberou os clubes para utilizarem outros laboratórios e hospitais para a realização de exames. Antes, tudo era concentrado no Einstein, em São Paulo. A esperança é que haja uma otimização nos resultados.

O Flamengo tem a sua própria estrutura de testagem do COVD-19. O clube levará uma máquina de testes rápidos para Covid, que custou R$ 100 mil, para todos os lugares. Todas as pessoas que precisem ter algum contato com os atletas serão testadas.

Já saiu na imprensa que o clube vai aumentar essa estrutura para dar maior segurança aos seus atletas e funcionários. Há empresa cuidado da verificação da instalação dos protocolos em hotéis, o uso em CTs fora do Rio será em horários poucos comuns, com tudo verificado antes. Os voos são fretados e o embarque e desembarque feitos em locais que não precisem circular muito para evitar o risco do contágio. Inclusive o técnico Domènec Torrent ficou bastante impressionado com a estrutura montada pelo Flamengo para o Brasileiro, e foi comparada por ele a dos grandes da Europa. Ele ficou bem satisfeito com a notícia de que todos os voos serão fretados, algo que é visto atualmente também como um um atrativo na hora de contratar reforços de peso.

No Flamengo, há toda uma preocupação com o entorno do jogador, desde as pessoas que lidam com eles, seja família, funcionários, prestadores de serviço. Tudo está sendo controlado para que não haja qualquer contaminação pelo vírus.

Porém, o campo de jogo é um ambiente que o Flamengo não pode controlar porque tem o adversário. Como Flamengo não joga sozinho, acaba dependendo  da competência dos outros para que os seus jogadores não sem contaminados.

Aguardemos as próximas rodadas mas se a CBF não conseguir estabelecer um protocolo que minimize os riscos, eu não sei se esse campeonato acabará em fevereiro, com 38 rodadas.

Saudações!


Espero que você tenha gostado desse texto.
Segue no Instagram!
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Telegram.
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Whatsapp.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sempre, com educação. Se você é do Twitter, do Facebook ou de outra rede social, deixe o seu contato para que eu possa agradecer.
Ah, não esqueça nunca: UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!

Postagens mais visitadas

Todos os posts deste blog