O trevo da divisão de base do Flamengo





http://www.marcelodieguez.com.br/images/andersonalves4.jpg

Na semana do Fla-Flu pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo sofreu um revés nada legal para o adversário na categoria juniores: perdeu de 7 a 0 em partida válida pela sétima rodada da Taça Rio. Como uma goleada dessa não é comum o Flamengo levar, fui ver o que o site oficial, a forma oficial que o Flamengo tratou essa goleada e não há notícia nem qualquer menção sobre esse jogo.

Não sou especialista em base, mas há algum tempo o Flamengo não "produz" um jogador que encha os olhos da torcida ou que desperte a cobiça de clubes estrangeiros. O ultimo jogador que o Flamengo "fez" foi o Renato Augusto que já jogou lá fora, voltou para o Brasil e ão pára de se machucar. Depois dele, temos o Adryan que ainda é uma promessa e...

Ganhamos a Copa São Paulo em 2011 e parecia que uma grande geração vinha por aí. Jogadores que se tornaram "conhecidos" AINDA não vingaram como é o caso do Negueba e Thomás. Outros nem sequer tiveram uma sequência no time profissional, como o atacante Lucas.

Muitos defendem que, além de formar jogadores, o clube deve formar cidadões. Porém a pergunta que fica é: clubes gastam milhões nas suas categorias de base para formar cidadões ou para ter matéria prima para os seus times profissionais (ou futuras negociações)?

O Flamengo precisa decidir qual é o seu objetivo com suas categorias de base. Nessa definição de objetivos precisa passar pela certeza que não se tem a eficiência e excelência em categoria de base enquanto não houver ESTRUTURA. Ou pára agora e começa a pensar em ESTRUTURA (lê-se CT decente e profissionais compromissados com a filosofia do clube) ou então continuaremos com mais do mesmo, abastecendo times com menor investimento do Rio e série B do Brasil.

E aí, Mengão... Qual o caminho que você seguirá?


Comente:



Nenhum comentário

Comente, sempre, com educação. Se você é do Twitter, do Facebook ou de outra rede social, deixe o seu contato para que eu possa agradecer.
Ah, não esqueça nunca: UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!

Tecnologia do Blogger.