Análise tática do Flamengo - Cruzeiro x Flamengo - Brasileirão 2013







Flamengo entrou em campo hoje com o esquema que eu considero o melhor para o elenco que tem.

A disposição da imagem acima da posição dos jogadores pode ser alterada com o Luiz Antonio e Elias, porque eles se movimentam muito e trocam de posição durante o jogo.

A defesa tem dois laterais e dois zagueiros sem improvisação, com Wallace e Samir bem postados e atentos a coberturas dos laterais, quando esses iam ao ataque. Quer dizer, é bondade chamar André Santos de lateral. Esse jogo mostrou quem André Santos na lateral esquerda é uma negação. Não se comporta como lateral, quando vai ao ataque demora uma eternidade para voltar e compromete a parte defensiva, muito bem postada graças a três volantes.

Esse meio de campo com três volantes com Cáceres, Luiz Antonio e Elias (esse disposto um poucomais a frente que o Luiz Antonio), fortalece a marcação, o que explica o Curzeiro ter dominado os primeiros minutos. Depois que eles encontraram o posicionamento em campo, o jogo equilibrou e o Flamengo marcou bem melhor. Prefiro esse esquema que o primeiro homem de meio de campo seja um marcador, tipo Cáceres, Amaral ou Diego Silva.

Na movimentação de ataque, com Rafinha pela direita e Gabriel pela esquerda cobrindo o avanço do lateral do adversário e ajudando a marcação. Gosto disso porque fortalece sistema defensivo. No ataque, eles deveriam criar jogadas pelas laterais do campo. Pena que isso só seja possivel pela direita já que o André Santos não ajuda o Gabriel em nada no ataque. Torcedor reclamar do sumiço do Gabriel quando quem deveria jogar com ele não aparece pra jogo chega até ser injusto.

E que espetáculo é ter um atacante que perturba a zaga adversária, como fez o Hernane hoje. Centralizado, facilita a busca dos outros jogadores que jogam pela lateral mais avançados, além de ajudar o sistema defensivo.

No segundo tempo, com as alterações realizadas e a entrada do Nixon, Carlos Eduardo e Bruninho o Flamengo não melhorou. As alterações não surtiram o efeito desejado. Pelo contrário, diminuíram o ímpeto do Flamengo, não dando volume de jogo ao ataque.

Até um próximo jogo.

Saudações.

Comente:



Nenhum comentário

Comente, sempre, com educação. Se você é do Twitter, do Facebook ou de outra rede social, deixe o seu contato para que eu possa agradecer.
Ah, não esqueça nunca: UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!

Tecnologia do Blogger.