Destaque RN: Alberto Borgeth








O quanto você sabe da história do Flamengo? O quanto você já procurou saber?

Quantos na história do Flamengo foi "atleta" de remo, jogador de futebol e presidente do clube? Pois é, dou o nome de um: Alberto Borgerth.


Sua história no Flamengo começou em 1906, quando atuou como remador. Ainda jogou futebol no Rio Futebol Clube, espécie de juvenil do Fluminense. Foi campeão de futebol pelo Rio Futebol Clube. Em 1911, começou a jogar no primeiro time do Fluminense. No final deste ano, por causa de um desentendimento interno no clube, passou para o Flamengo, que não tinha seção terrestre e fundou o Departamento de futebol.

Foi bicampeão carioca de futebol pelo Flamengo em 1914 e 1915, sendo o primeiro artilheiro do Flamengo e, em 1915, foi vice-campeão de remo também pelo Flamengo. Era atleta oficial do remo e do futebol do clube, mas, em 1915, abandonou a vida esportiva para se formar em medicina.


Como se não bastasse fundar o futebol do Mengão, em 1927, o Flamengo vivia um momento político muito difícil, com a punição de ficar afastado dos campos por um ano, acabou renunciando. Em seu mandato, o Flamengo ganhou nove títulos em vários esportes diferentes, incluindo, futebol, basquetebol, polo aquático, tênis e atletismo.

Outras atividades esportivas
  • Grande benemérito do Clube de Regatas do Flamengo
  • Membro do Superior Tribunal de Justiça Desportiva
  • Diretor da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), hoje Confederação Brasileira de Futebol (CBF)
  • Membro do Conselho Nacional de Desportos (CND)
  • Presidente da Federação Metropolitana de Futebol (FMF), hoje Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFRJ)


Comente:



Nenhum comentário

Comente, sempre, com educação. Se você é do Twitter, do Facebook ou de outra rede social, deixe o seu contato para que eu possa agradecer.
Ah, não esqueça nunca: UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!

Tecnologia do Blogger.