28 de junho de 2012

A vez do Jorge Sampaoli


>




http://extra.globo.com/incoming/3744599-3d8-c34/w640h360-PROP/lau.jpg

Ele é argentino, técnico do time sensação de 2011 da América do Sul e que encantou àqueles que adoram um futebol ofensivo. Para quem acompanha o futebol de um modo geral, principalmenteo futebol sul americano, não tem dúvidas de pedir o Jorge Sampaoli como técnico do Mengão. Verdadeira febre das redes sociais desde antes do Luxemburgo ser mandado embora, parece que, dessa vez, a diretoria do Flamengo está negociando, de verdade, com o técnico. Resta saber se o argentino aceitará sair do Universidad do Chile para esse desafio que não é fácil: Flamengo está em ano eleitoral, não tem tradição com técnicos estrangeiros e nem pra projetos a longo prazo.

Confesso que a primeira vez que eu ouvi falar do Jorge Sampaoli foi numa conversa com o Bruno Romero, talvez o maior entusiasta dele no Flamengo. E gostei do que eu vi em uns dois jogos que vi do LaU na Sul Americana do ano passado. Um time ofensivo, de toques rápidos, que não tinha nenhum grande jogador mas um esquema que matava o jogo em poucos toques. Foi isso que aocnteceu com o Flamengo no Engenhão, quando este levou de 4x0 na Sul Americana. Um time sem grandes estrelas, que deu um baile na casa do adversário. Um time que jogava como muitos torcedores quer que o Flamengo jogue.

Conseguimos os nossos maiores títulos jogando pra frente, sendo um time ofensivo. Foi assim na década de 80 e até no último grande título, em 2009. E esse é o principal motivo do esquema do JoHELL, com 4 volantes e nenhuma direção, nos incomodar tanto. Não é tradição do Flamengo ter time que ganha título ganhando de 1x0 e com melhor jogador em campo sendo o goleiro. Desculpa, JoHELL e diretoria, mas isso não é Flamengo. O mengão é  campeão ganhando de 3x0, 3x2. Por isso prefiro como técnico no Flamengo umo Renato Gaúcho do que um Dunga. Prefiro um Jorginho que foi da Portuguesa a um Muricy.

O que joga contra a vinda do Sampaoli é que a continuidade do trabalho de um técnico, como é bacana acontecer, em ano eleitoral, é praticamente impossível de garantir. Embora eu ache que só um rebaixamento tire a reeleição da PatAlice, o ano eleitoral no Flamengo é conturbado demais e pode atrapalhar o trabalho de um técnico. Além do mais, o Flamengo não tem tradição em ter técnicos estrageiros no comando. Com uma diretoria confusa, não sei se seria adequado.

Sinceramente, se forem arriscar no Jorge Sampaoli, a hora é essa. Faltam 32 rodadas, há jogadores que ainda podem chegar (e ele aprovar!) e o elenco está querendo um técnico novo. Se ele colocou chilenos pra jogar um futebol daqueles, por que não acreditar que pode dar certo no Mengão, um clube que tem tradição de jogar ofensivamente. É uma chance de recuperar esse nosso caminho, o que eu, particularmente, prefiro.

A considerar as alternativas que temos no mercado, é a vez o Jorge Sampaoli.

Vamos se mexer, Mengão!


Espero que você tenha gostado desse texto.
Segue no Instagram!
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Telegram.
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Whatsapp.



4 comentários:

  1. A hora e agora com sampaoli na maõ naõ deicharemos escapa força megaõ novo trabalho e o caminho,chega de tecnicos cansados sem mais recussos e desatualisados.

    ResponderExcluir
  2. Olá, só queria informar que o Flamengo sempre teve grandes treinadores estrangeiros, entre eles Fleitas Solich (Paraguaio que dirigiu o Fla em 504 jogos), Modesto Bria (tb Paraguaio que deu a primeira chance pro Zico), entre outros sulamericanos e até europeus.

    Realmente nos últimos anos não tivemos treinadores estrangeiros, mas temos sim tradição de grandes treinadores de fora do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Ele é um otimo tecnico lembro de um jogo em que o time dele estava perdendo de 2 x 0 e incrivelmente ele fez 3 subst. ofencivamente claro e ganhou o jogo de 4x2 dentre outros jogos, ele ñ joga pra empatar ou perder, e sei que no flamengo se der espaço ele vai fazer historia. Meu voto é que Sampaoli fique ele sim vai dar geito :P !!!!@sabedorialaser

    ResponderExcluir
  4. A quanto tempo o Flamengo não tem técnicos estrangeiros?

    ResponderExcluir

Comente, sempre, com educação. Se você é do Twitter, do Facebook ou de outra rede social, deixe o seu contato para que eu possa agradecer.
Ah, não esqueça nunca: UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!

Postagens mais visitadas

Todos os posts deste blog