25 de agosto de 2020

Barreiras a serem superadas!


>





O desempenho do Flamengo está longe do nível ideal para os jogadores que temos. Não é exagero destacar que os jogadores não estão jogando nem 50% do que podem. Não é sonho de torcedor otimista demais em afirmar que continuamos tendo o melhor elenco do país e que podemos ganhar o Brasileiro de novo. Mas antes disso tudo, é preciso superar barreiras. E a cada jogo que passa, aparecem mais aspectos que fazem essas barreiras parecem cada vez maiores.

O que muitos chamam de desculpas ou mimimi porque não vem jogando bem, eu encaro como barreira. E se essa barreira está fazendo o Flamengo perder rendimento ou se atrasar para chegar no objetivo final, que é o bom rendimento, tem que ser levado em consideração. Pode ser que você ache muito importante ou pouco importante, mas se a barreira está impedindo a coisa de ser mais bem feita possível, é preciso prestar atenção.

O Flamengo de Domenec tem barreiras para superar e, algumas delas, não serão superadas sem tempo para trabalho. É doloroso para uma torcedora que quer a vitória sempre escrever isso mas é isso aí, não tem como ser diferente.

Se o que falam sobre o Jorge Jesus ter levado todos os dados do departamento de futebol, inclusive avaliação de jogadores e que não há resquício do trabalho dele porque eles controlavam o acesso aos treinos/dados com rigor, esse é a primeira barreira que tem que ser ultrapassada e que vai ser uma das mais demoradas. Sabe por que? Porque o pessoal do Domenec tem que criar os dados para avaliar os jogadores e saber como eles reagem a estímulos e treinamentos. O preparador físico não terá os resultados de uma semana para a outra.

Seguindo essa linha, o Domenec tem alguns conceitos de jogo diferentes do seu antecessor. Ele foi contratado com o Flamengo sabendo disso, não enganou absolutamente ninguém. A fase de transição, entre o que se tinha e o que vai ser, é penosa mesmo. Seria com qualquer técnico, mesmo que esse tivesse uma visão mais parecida com o que tínhamos. Além de tempo (que o novo técnico não tem) é preciso uma preparação física e técnica que o time já demonstrou que não tem (ainda!).  Não dá para colocar só na conta do técnico o erro técnico de um jogador profissional de futebol que ganha na casa de 7 dígitos, né?

Se formos levar para o ambiente do jogo, a falta da torcida e o gramado do Maracanã estão influindo na forma do Flamengo jogar.

A gente sabe que a torcida do Flamengo no Maracanã  traz a motivação que muitas vezes falta em campo para os jogadores. Não precisa ser nenhum especialista para perceber que o time para em campo em alguns momentos. Claro que tem a questão da preparação física não estar ideal mas a pergunta que fica é: se a torcida estivesse lá, estariam correndo mais?

É visível que o gramado do Maracanã não está em condições ideias. Isso prejudica o toque de bola de um time como o Flamengo que tem jogadores mais técnicos do que os outros. Óbvio que a culpa da performance ruim não é só do gramado mas a qualidade dele é outra barreira que o Flamengo tem que superar para melhorar a qualidade do jogo. Pessoal que joga bola sabe que isso influi demais no ritmo de jogo.

O futebol é um jogo coletivo que depende de uma boa execução de fundamentos. Se não há uma boa execução desses fundamentos, não há time que consiga trazer um bom resultado em campo. Os principais jogadores do Flamengo não estão numa boa fase técnica. Estão errando esses fundamentos fazendo o simples e isso é prejudicial demais para o jogo coletivo. A notícia boa é que como são bons demais no que fazem, isso se ajeita de um jogo para o outro. Ou, às vezes, nem precisam ser tão eficientes para fazer a diferença. É a vantagem de pagar caro para ter jogadores bons.

Eu poderia falar que a rédea do futebol do Flamengo está solta, que falta ajustar a saída de informação do futebol do Flamengo, que achar a fórmula certa para impedir certas coisas que não aconteciam antes não é fácil. O Flamengo precisaria de paz para trabalhar mas isso não teremos jamais.

Como torcedora, estarei observando com o Flamengo (time, comissão, direção, torcida) vai reagir a cada barreira a ser superada. Quem disse que seria fácil, não sabe como é o Flamengo.

Saudações!

Espero que você tenha gostado desse texto.
Segue no Instagram!
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Telegram.
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Whatsapp.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sempre, com educação. Se você é do Twitter, do Facebook ou de outra rede social, deixe o seu contato para que eu possa agradecer.
Ah, não esqueça nunca: UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!

Postagens mais visitadas

Todos os posts deste blog