10 de dezembro de 2010

Fim de relacionamento


>




http://www.fla-usa.net/wp-content/uploads/2010/01/Flamengo_CRF_Fire_by_luanbest.jpg

Muitos blogs que eu leio e de gente que eu admiro falou de 2010 no Flamengo. Eu gostei muito do que o Felipe Godinho escreveu e os topicos que ele colocou poderiam muito bem estar nesse post que fala sobre 2010. Embora muitos erros que foram cometidos aos longo do ano de 2010 sejam imperdoáveis, inclusive já expus alguns aqui mesmo no blog, essa virada de ano de 2010 e 2011 irá marcar uma nova era no Flamengo.

Sempre quando a gente começa um relacionamento, seja ele de amizade, amoroso ou profissional, tudo é um espetáculo. Jogador do Flamengo quando chega no Flamengo, por mais vascáino que seja, beija até o escudo do Manto. Com o passar do tempo, as intempéries da vida acabam aparecendo e o relacionamento tem que inovar e ter sempre uma motivação, senão não se sustenta. Experimenta passar uma semana sem ligar para uma amiga querida, ficar só no estalinho com o namorado (a) ou não dar um aumento de salário a quem anda merecendo. Não há melhor amiga, namorado (a) ou funcionário que não faça da insatisfação um motivo para balançar o relacionamento. Um relacionamento tem que ser sempre cultivado e definitivamente é uma via de mão dupla, como cansa de repetir uma amiga especial rubro negra.  No caso do time do Flamengo, em uma via está o jogador que dá a disposição, o suor e na outra via está o torcedor que dá o carinho nas arquibancadas. Quando uma dessas vias se rompe, o relacionamento se desgasta e o melhor que se têm a fazer é o rompimento.

A nova era do Flamengo, que comecará em 2011, vem cheio desses rompimentos. Se a geração do Zico foi uma geração de ouro do Flamengo, díficil não chamar essa geração que está se rompendo de geração de prata. Ou quem sabe de ouro também (e não estou querendo comparar uma geração a qualquer outra. PelamordeDeus!!!). Essa geração que começou a ser dissolvida com a prisão do Bruno trouxe o Flamengo de volta a um lugar no cenário nacional e internacional que há muito tempo o Flamengo não tinha. Além dos campeonatos estaduais, teve conquistas na Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, participação em 4 anos de 3 Taça Libertadores. Qual a outra geração que deu essa visibilidade para o clube? Qual outra geração valorizou o Flamengo como essa?  Quer um exemplo prático disso? Esse blog começou a sua atuação lááááá em 2007. Sabe quantos blogs sobre o Flamengo do nível que temos hoje tinha nessa época? Eu conto nos dedos. E foi justamente na época que essa geração começou a deslanchar e que o rubro negrismo do povo que gosta de escrever despertou. Depois do Hexa, o número de blogs pipocaram.

É claro que o Flamengo não tem que ser a previdência desses jogadores. Eles não têm que ficar eternamente no clube. O rompimento que ocorre por uma via que não se sentir mais recompensado, que não recebe o mesmo que dá, pode trazer aborrecimento. Uma das vias tem todo o direito de ser ressentir, de se sentir desvalorizado. Mas o que não pode faltar é o respeito. A consideração de ambas as partes pelo relacionamento, que foi longo, é fundamental em qualquer manual de boa conduta na sociedade. Sei que boa conduta não é o forte de muita gente e o Flamengo não é diferente disso.

Mas para viver uma nova era em 2011, precisamos se voltar à antiga, mirando principalmente nos exemplos deixados. Exemplos esses que com certeza nos levarão a mais títulos e mais alegrias que essa geração nos deu. Vamos ver se nessa nova era, talvez a Luxemburgo, a torcida aprende a valorizar e enaltecer os feitos das pessoas. Até porque não é qualquer ex-namorado, ex-amigo ou ex-funcionário que merece ser xingado.
Espero que você tenha gostado desse texto.
Segue no Instagram!
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Telegram.
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Whatsapp.



10 comentários:

  1. Parabéns pelo texto Dani.
    Concordo com você quando diz que "...Mas o que não pode faltar é o respeito. A consideração de ambas as partes pelo relacionamento, que foi longo..."
    Por isso deixo registrado aqui os meus agradecimentos a todos o jogadores que participaram desses anos vitoriosos que o Flamengo teve.(e que voltará a ter)
    Em nome dos anos de relacionamento desejo aos que sairem sorte e que tenham sucesso também em outros times.
    O fim de um relacionamento é apenas o início de uma nova etapa da vida!
    Vidas que seguem...
    SRN
    @jézicalima

    ResponderExcluir
  2. Não pude de deixar de comentar em cima Jézica e que bom que vc entendeu o que eu quis dizer.

    Perfeita a sua colocação quando vc fala "O fim de um relacionamento é apenas o início de uma nova etapa da vida!"

    Que essa etapa para o Flamengo seja vitoriosa!

    ResponderExcluir
  3. Isso aí Dani...foi uma geração vencedora, por certo.Só acho q ja passou da hora de ser renovada, e este ultimo ano comprova, minha tese.
    Impraticável MESMO se fazer comparações entre as duas gerações. A outra (de70/80) é infinitamente melhor e mais comprometida com o FLa...até pq os tempos eram outros
    Hj o q vemos são um monte de babacas, se achando mais que o Clube. Foram vitoriosos (mas tb tomaram cada tunda,que nos fizeram corar de vergonha - mas passa),ganharam títulos e muito dinheiro, assim como fama (pois só Fla pra consagrar qq um).
    A geração vai chegando ao fim,por certo, mas é IMPRESCINDÍVEL, ressaltar que nesta hora o mutuo respeito deve ser a tônica.
    A torcida que respeite quem sai, que aplauda quem vem (detesto viúvas) e que cobre, com justiça, de quem quer q seja...pq somente nos, a TORCIDA, é q verdadeiramente ama o Fla.Jogadores amam suas contas bancárias e as facilidades com as quais podem deliciar-se, enquanto brincam de jogar bola pelo mais querido (né Adriano?)
    Bjs e um 2011 FODÁSTICO pro Mengão e pra nós!

    ResponderExcluir
  4. Concordo em gênero,numero e grau.
    Quando se passa muito tempo da vida num local,seja um emprego,uma casa ou até mesmo em um relacionamento,é totalmente natural haver um desgaste que ira rumar a um rompimento.
    Hoje o Flamengo passa isso com alguns jogadores,e nada mais justo do que fazer uma renovação,será sadia para o clube e para os atletas,que ganharão nova motivação em um outro clube,algo que já não tem no Flamengo,pois ganharam tudo em nivel nacional nos ultimos anos.
    Abraços
    @godinhofelipe
    www.flablogn.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. E lá vem a Dani Souto me surpreendendo com mais um post, mais uma visao...
    E cá estou eu refletindo nos momentos de ingratidao que eu mesma já cometi...
    SRN, amiga querida!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. É muito bom ler os post's da @danisouto visao ampla e surpreendente. Os "relacionamento" devem sempre ser cultivados e bem tratados "...Mas o que não pode faltar é o respeito. A consideração de ambas as partes pelo relacionamento, que foi longo..." <- a frase resume quase tudo . Vejo atualmente o caso de Leo Moura, que faz tanto pelo club e tem o salario ate menor do quer jogador que nao faz quase nada, e anda pedindo um reajuste (LEO MOURA)que eu acho JUSTO pelo que ja fez, tem feitoo e mesmo pq outros clubes querem valorizar-lo mais do que o FLAMENGO que ele mostrar tanto amar e quer encerrar sua carreira.
    A esse jogador e outros que mostram realmente o amor pelo manto e sua torcida, merecem MUITO RESPEITO ee de inovaçao e motivaçao para que para sempre sustentar um "relacionamento" que até hoje é muito lindo e agradável.
    #PARABENS DANI SOUTO, lindo POST' :)

    ResponderExcluir
  8. Perfeito, Dani.

    A segunda maior geração do clube está passando entre nossos dedos e precisa ser mais valorizada. O desgaste (natural?) que esta geração sobre hoje, não pode esconder o brilho e, como você disse, visibilidade que ela deu.

    Saímos de Copas do Brasil e Cariocas desde 2003 pra entrarmos de forma constante no cenário Sulamericano desde 2006, quando ganhamos um campeonato nacional importante, que não ganhávamos desde 1992, tirando a Copa dos Campeões em 2001, etc.

    Léo Moura e Juan são as maiores provas deste desgaste. O 'Caso Bruno' consideraria como uma fatalidade. Angelim, Toró e nossos laterais precisam de um ambiente novo mesmo.

    Quanto a nós, precisamos entender que os jogadores passam, mas os ídolos ficam. Léo Moura, Juan, Angelim, Toró, Obina, Fábio Luciano, Adriano, Petkovic.. fizeram sua história no clube. Doa a quem doer. Gravaram seus nomes e isso ninguém tira. Bruno.. IDEM!

    Uma nova geração está vindo aí. Boa sorte pra todos nós.

    @RenatoCroce (Alexi Lalas)

    ResponderExcluir
  9. Relacionamentos se reinventam. Isso que quero com esses jogadores antigos que ficarem no Flamengo.
    Saudades de você.

    ResponderExcluir
  10. flamengo meu time de coracao nem sempre ganhando , nem sempre perdendo ,mais, nao importa a nossa torcida ta ai
    VAI FLAMENGOO!!!

    ResponderExcluir

Comente, sempre, com educação. Se você é do Twitter, do Facebook ou de outra rede social, deixe o seu contato para que eu possa agradecer.
Ah, não esqueça nunca: UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!

Postagens mais visitadas

Todos os posts deste blog