7 de maio de 2020

A transparência faz bem!


>








Em época de pandemia, o Flamengo foi (mais uma vez) precursor no futebol Brasileiro. Ao testar jogadores, funcionários e familiares de jogadores e apresentar resultados de 293 testes, o clube, além de ter informações para, quem sabe, um regresso as atividades, demonstra uma coisa que está em falta no país sobre a COVID-19: a transparência.

Segundo o site oficial do clube, dos 293 examinados, 38 testaram positivo, mesmo sem sintomas, sendo os chamados "positivos assintomáticos". Foram detectadas 11 pessoas que já tinham tido o contato com o vírus previamente, sem sintomas, e já se encontravam com anticorpos IGG positivos. Dos 38 que mostraram reação ao vírus, tivemos seis funcionários do grupo de apoio do Flamengo, dois funcionários de empresas terceirizadas que prestam serviços regulares para o clube, 25 familiares ou pessoas que trabalham em residências de funcionários e jogadores e três atletas do elenco principal; outros dois jogadores apresentaram anticorpos IGG positivos.

Como a transparência faz bem. não é mesmo? Como vivemos, em plena pandemia, uma época de falta de transparência evidenciada com a subnotificação clara de governos federais, estaduais e municipais,talvez mais estejam acostumados com isso.

Obviamente que o resultado abriu uma discussão sobre a necessidade (ou não) da volta aos treinos. Enquanto a maioria critica o clube se movimentar para a volta das atividades, eu fico com o elogio a transparência com que o clube vem atuando sob esse aspecto. Palmas para a transparência das informações, Flamengo. Informações essas que serão importantes e darão todo o respaldo para tomada de decisões que virão a seguir, como implantação de protocolos específicos para evitar a transmissão entre o jogadores, por exemplo.

Particularmente, acredito que não seja a hora de voltar. Se considerarmos o Flamengo uma amostra do que está ocorrendo no Rio de Janeiro (que é o local onde esse pessoal vive), é hora de ficar em casa porque há muita gente sem sintoma ainda circulando e espalhando esse vírus. Infelizmente, para mim, há uma diferença entre a realidade e o que vem sendo notificado dos estragos desse vírus no país inteiro.

Estou com saudades, Mengão. Mas responsabilidade com a Saúde em primeiro lugar.

Saudações!

Espero que você tenha gostado desse texto.
Segue no Instagram!
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Telegram.
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Whatsapp.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sempre, com educação. Se você é do Twitter, do Facebook ou de outra rede social, deixe o seu contato para que eu possa agradecer.
Ah, não esqueça nunca: UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!

Postagens mais visitadas

Todos os posts deste blog