8 de março de 2013

A idolatra-ação do dirigente no Flamengo


>





Estamos vivendo, após a saída da Patricia Amorim do Flamengo, uma época estranha. Depois do caos financeiros, administrativo, institucional que ela deixou, o destaque para ações de dirigente são inevitáveis.

É mesmo para enaltecer a nova diretoria do Flamengo, que se mantém no foco, com austeridade financeira que já vem dando resultado com volta de patrocinadores,  salários pagos adiantados e volta de um pouco (por enquanto) da credibilidade no mercado. Os golaços, que antes só víamos dentro do campo, agora estamos vendo fora de campo, com a atuação excelente de dirigentes em prol do Flamengo.

Por causa essa atuação dos dirigentes, há a criação (?) de uma idolatria até então incomum, pelo menos no Flamengo. E como sou da época em que se idolatrava os jogadores, os caras que entravam em campo e portavam o Manto, acho estranhérrimo essa adoração, muitas vezes cega, por alguns dirigentes atuais do Flamengo.

A primeira vez que deparei com isso, de torcedor que acha dirigente o máximo, foi com o João Henrique Areias. Ele foi responsável pela criação da camisa preta do basquete para arrecadar dinheiro para pagar os salários dos jogadores. Desde então, algumas pessoas passaram a querê-lo em toda diretoria do Flamengo, defendendo que ele é o máximo, exemplo, ótimo profissional e passam a divulgar entrevistas, cursos, opiniões, mesmo que não tenha a ver com o Flamengo. Viraram verdadeiros admiradores. E, ultimamente, no Flamengo, vem acontecendo isso com o BAP, o vice presidente de comunicação, que também é presidente da Sky.

http://s2.glbimg.com/FzboDb8n6Gk3BD3tEAMef_QpQDvrGBeCV-r30-Tk3cAvivsi3OfEZQnVgXfF1cyu/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2013/01/21/eduardobandeirademello_luizeduardobaptista_janirjunior.jpg

Na véspera da eleição do Flamengo, em novembro, era tanta gente dizendo o quanto ele era bom, de como a visão dele era diferenciada que podia-se até confundir o BAP com o candidato a presidência. E, depois de mais de três meses da eleição, essa idolatria continua. Mas não é só a idolatria que eu acho estranho. É a idolatria + ação desses fãs de dirigentes. É a disposição de brigar, mandar mensagens, patrulhar quem não concorda com os atos da diretoria. É a disposição de manter foto do dirigente no avatar e defender-acusando que dirigente tem razão de manter o preço do ingresso num valor onde, mesmo com o apelo do aniversário do maior ídolo e numa semifinal de turno,  não preenche metade do estádio. É ação para manter o idolatrado num patamar que nenhum outro dirigente foi alçado. É estranho.

Dei dois exemplos recentes dentro do Flamengo mas outros clubes tem como ídolos dirigentes. Não estou dizendo que é certo ou errado, mas acho estranho.

Sou de uma época que a idolatria vinha para quem suava e honrava o Manto dentro de campo e não fora dele.


Espero que você tenha gostado desse texto.
Segue no Instagram!
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Telegram.
Entre no Grupo sobre o Flamengo no Whatsapp.



10 comentários:

  1. Mengao do meu coraçao, eterno campeao.... TE AMOOOOOOOO......

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a sua estranhesa, mas isso de fato é muito bom para o Flamengo recuperar a credibilidade e fazer com que todos os profissionais existentes no CRF respeitem, e falem bem. Coisa que ainda não acontecçe, mas está mudando...
    Saudações Rubro-Negras.
    MARCELO ALBUQUERQUE - @marcelonatalrn

    ResponderExcluir
  3. Texto impecável.
    Tá foda aturar os puxa-sacos e fundamentalistas azuis.

    ResponderExcluir
  4. Texto impecável.
    Tá foda aturar os puxa-sacos e fundamentalistas azuis.

    ResponderExcluir
  5. Quem nao paga pau pra essa diretoria, acho q nem e flamengo de verdade....

    Os únicos que merecem aplausos no flamengo são os diretores mesmo, pq jogadores, comissão técnica nao fazem por onde a muito tempo. Nem temos ídolo em campo, alias, isso e raro no futebol brasileiro. Os jogadores nao quererm ser ídolos aki. Querem jogar bem e vazar para a Europa. E disso, o torcedor já esta de saco cheio.

    Vamos valorizar sim o que esta diretoria esta fazendo, vamos idolatrar sim, pq o que eles estão fazendo, nunca nenhuma outra fez!!!! Sinceramente e complicado achar q quem nao apóia e idolatra esta diretoria seja torcedor e queira o bem do maior do mundo.

    Eu nao ponho minha mão no fogo por vcs, e alias, nem a diretoria botaria.

    Uma pergunta aos que acham este texto da dano Souto excelente:

    Vcs já são sócios?
    Já se cadastraram pelo menos?

    Arrego pra vcs!!!!!

    Quem devemos idolatrar então hoje no flamengo?

    Aguardo respostas!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Anderson.

    Temos uma diferença de opinião e a principal delas está na quantificação e qualificação do "ser flamengo". Rubro negrismo, para mim, não se quantifica e nem se qualifica. Então, não meço quem é ou não flamengo, quem é flamengo ou não de verdade e nem preciso disso: cada um sabe de si.

    Não preciso que ninguém coloque a mão no fogo por mim. Não entendi o contexto que vc quiser dizer isso.

    E por fim: eu idolatro, hoje, o Flamengo, Anderson. Ele, o Flamengo, por sí só, me basta.

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. Dani Souto, realmente, no intuito de mostrar minha opinião bastante contraria ao seu texto (bem redigido), usei alguns argumentos que podemos desconsiderar.

    Mas respondendo então, só baseado no texto, vejo que o torcedor, por carecer de idolos como Zico, Nunes, Andrade e etc., tende a "idolatrar" uma pessoa fora dos campos, o que realmente não é normal mas que tambem não é nenhuma aberração.

    Pergunte aos corintianos o que eles acham do ultimo presidente A. Sanchez?
    Eles o idolatram pq sabem que querendo ou não, foi por ele que a virada do corinthians começou.
    Acho justo.

    No nosso Flamengo, o cara que ta fazendo e acontecendo, merecendo aplausos e fazendo jus todo o noticiario é a diretoria inteira. Mais ninguem.

    Espero ter me justificado melhor.

    Ah, nao vamos deixar a pergunta no final do meu outro post sem resposta hein.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Anderson...

    Eu respondi a sua perguna: eu idolatro o Flamengo. E não entendo a necessidade de ter que se idolatrar uma pessoa a cada momento. Ídolo para mim é sagrado.

    E como disse no meu texto: não sei se é certo ou errado idolatrar dirigente.... Eu só acho estranho! E os corinthianos tem maior experiencia nisso do que a gente.... Eles tb idolatravam a familia Mathheus. De repente, daqui a um tempo, eu me habitue com isso. E não ache que eu desmereço o que essa diretoria está fazendo. Não é para desmerecer mesmo. Ms ainda assim, continuo achando estranho essa ação para defender tanto os dirigentes!

    Abs e bom sabadão para vc!

    ResponderExcluir
  9. Blz Dani Souto,

    Vou acompanhar mais esta página.
    Descobri esta semana e achei bacana.

    Parabens ai. Discutiremos muitos outros assuntos rsrs

    T+

    ResponderExcluir
  10. Dani Souto- Bem eu sou do tempo que se idolatrava dirigente sim. Marcio Braga, Walter Clark (executivo que comandou a ascensão da TV Globo), João Araújo (da gravadora Som Livre, pai do Cazuza), João Carlos Magaldi (superintendente de comunicação da TV Globo), Newton Rique (dono do Banco de Campina Grande) e Carlos Niemeyer (cineasta criador do Canal 100), além de figuras conhecidas como George Helal e Antonio Augusto Dunshee de Abranches. Segundo Zico, essa vitória foi a pedra fundamental para a chegada dos novos tempos. Isso em 1976 não sei se vc acompanhou como eu. Os dirigentes, principalmente Marcio Braga eram aclamados pela torcida. Cansei de ver o Márcio ser ovacionado pela torcida do Fla. Acho louvável. Essa atual diretoria tem o mesmo espírito. É claro que é quase impossível revelarmos jogadores como Zico, Rondinelli, Geraldo Assobiador, Andrade, Adílio, Julio Cesar, Junior, Tita, Leandro e outros feras. Quem viveu os anos tenebrosos do anos 60 como eu que sofria com timinhos é eternamente grato a FAF (FRENTE AMPLA PELO FLAMENGO) que mudou a história do clube. E não me venha dizer que o Marcio Braga fez isso e aquilo contra o Flamengo. Pega o currículo. Toda vez que ele assume o Flamengo, conquistamos títulos importantes. Vai ser pé quente assim na China ... Saudações rubro-negras. Jorge Cesar

    ResponderExcluir

Comente, sempre, com educação. Se você é do Twitter, do Facebook ou de outra rede social, deixe o seu contato para que eu possa agradecer.
Ah, não esqueça nunca: UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!

Postagens mais visitadas

Todos os posts deste blog